Imóvel novo ou usado? Qual vale a pena?

A hora de comprar um imóvel sempre gera uma expectativa e acima de tudo, muitas dúvidas tais como, qual o melhor negócio? Como financiar? Como saber se o imóvel vale a pena?

Uma das primeiras coisas que vêm à mente, é se devemos comprar algo ainda na planta (novo) ou usado. Por isso, separamos algumas dicas para você poder avaliar, confira:

Antes de escolher um imóvel usado, um bom começo é saber a idade dele. As diferenças entre uma casa ou um apartamento de 10 e 30 anos de existência são bem grandes. A espessura das paredes, a necessidade de adaptações e reformas, o nível de ruído, entre outros aspectos, devem ser levados em consideração. Por isso, por mais conservado que esteja aparentemente, não se iluda apenas por isso. Já um imóvel na planta tem a vantagem de ser novinho, mas no entanto, você não o vê e nem sempre a planta condiz com a realidade. Confira as vantagens e as desvantagens dessas alternativas.

Vantagens e desvantagens de comprar móveis usados:

*Preço mais acessível: em imóveis mais antigos, é possível conseguir pagar um valor mais em conta no metro quadrado;
*Localização privilegiada: construções mais antigas geralmente se localizam em regiões mais centrais. Já os mais novos nem sempre, os espaços foram diminuindo e as opções também, com o passar do tempo;
*Imóvel pronto para morar: você tem a possibilidade de já ter o imóvel pronto para você utilizar.

Desvantagens:

*Poucos pontos de tomadas: esse fator tem a ver com a evolução tecnológica que hoje exige variadas tomadas em cada ambiente. Devido à quantidade de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, um imóvel antigo requer uma reforma nesse sentido.
*Pequena área de lazer: prédios muito antigos não contam com uma boa área de lazer, o que hoje em dia é bastante valorizado — em especial por casais com filhos pequenos.

Vantagens de investir em um apartamento na planta/novo:

Vantagens:
*Forma de pagamento: uma compra com o empreendimento em construção é geralmente mais facilitada, o que não ocorre ou, pelo menos, é mais difícil com um imóvel usado;
*Não precisa de reforma: além de deixar o apartamento ou casa no seu estilo, você pode escolher os itens com os quais decorará seu cantinho. E o melhor, não precisará de reforma;
*Valor de revenda maior: o investimento em um apartamento ou casa na planta só tende a valorizar. Na verdade, é bem maior do que o da compra.

Desvantagens:
*O preço pode ficar maior: apesar do financiamento atraente, geralmente com parcelas acessíveis, o comprador pode pagar mais pelo imóvel, pois há algumas taxas que surgem, entre outros gastos;
*O comprador não vê o apartamento ou a casa: em alguns casos, o comprador entra em armadilhas e acaba comprando um imóvel menor do que imaginava. Algumas construtoras mostram a planta em uma escala e os móveis em outra. Fique atento a isso!
*Atraso no prazo de entrega: muitas vezes, o prazo de entrega não é cumprido. Vale ressaltar que até seis meses de atraso é permitido por lei, mas muitas vezes a entrega demora mais, bagunçando a vida do comprador. Cabe processo quando esse prazo não é cumprido.

Como você pôde conferir neste post, há muito o que se analisar ao fazer a opção por comprar um imóvel novo ou usado. Você deve ter suas prioridades bem estabelecidas e pesar os prós e os contras na sua escolha. A Fiorini disponibiliza profissionais capacitados para te ajudar na escolha perfeita, sempre com transparência e cuidado com suas necessidades. Quer saber mais? É só entrar em contato conosco, estamos te esperando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *